17/04/2015

Resenha: Um Mais Um Jojo Moyes



  AUTOR: Jojo Moyes
  EDITORA: Intrínseca
EDIÇÃO: 2015
PÁGINAS: 320


Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou.
Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno gênio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá?
Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de praia por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio.
Começa então uma viagem repleta de enjoos, comida ruim e engarrafamentos. A situação perfeita para o início de uma história de amor entre uma mãe solteira falida e um geek milionário.
Uma historia cativante, envolvente, e emocionante, tudo isso em apenas um livro Um Mais Um da Jojo Moyes, o livro me conquistou foi o melhor que li este ano até agora.
A historia conta o drama de uma mãe solteira Chamada Jess que tinha dois filhos, que luta para dar tudo de bom e melhor para eles, seu marido Marty foi embora  fazia anos o que também foi um alivio a Jess  pois estava cansada de suas desculpas esfarrapadas de não conseguir dinheiro, dissera ele que estava doente depressivo, que iria morar com sua mãe, e Jess concordou afinal não estava dando certo mesmo.
Nick era filho de Marty e com outra mulher que o abandonara, jess desde então cuida de Nick como o seu próprio filho, Nick e um menino gótico que vive sofrendo bulling na escola e em seu próprio bairro, por ser estranho e tratado super mal pelos outros garotos. tem também a Tanzie uma genia em matemática que acabara de ganhar um abolsa de estudos em um colégio muito conceituoso chamando St. Anne's, contudo a bolsa só cobria metade dos gastos para Tanzie ir para o novo colégio, sua mãe teria que arcar com o restante do dinheiro.
Jess tinha dois empregos, era faxineira de dia e a noite trabalhava em um pub, não sabia como ajudar a filha, pois não tinha dinheiro suficiente para mandar a filha para o novo colégio, seu pai negara a ajudar dizendo que não teria condições de mandar dinheiro.
Ed Nicholls é um geek super bem de vida, que se envolvera em uma grande cilada, fora de  sua empresa é forçado a se refugiar para o litoral ate que as coisas se acertem, lá ele conhece Jess, não fora um encontro agradável pois fora super arrogante com ela, Ed não tinha só problemas em seu emprego mais também na família, seu pai super doente, sua irma o pressionava para que fosse visita-lo, ele com vários problemas não queria que sua família ficasse sabendo, então resolvera a se afastar para o bem deles.
A historia toda é contada em partes, cada um visando seu ponto de vista apesar de sempre ser narrado em terceira pessoa. Jess é anunciada pelo o diretor do colégio St.Anne's que tem um jeito de conseguir dinheiro para ajudar Tanzie a entrar no colégio, seria ela participando de uma olimpíadas de matemática que aconteceria na escócia.  Mais como ela conseguiria leva-los ate a escócia? Para Jess sempre tem um jeito, ela pegou um carro velho do seu marido, não pensou duas vezes e partiu, ela Nick Tanzie e seu cachorro Norma rumo as olimpíadas de matemática, o que Jess mal sabia que seria barrada por policiais e seu velho carro fora apreendido. 
Mais Ed logo aparecera para salva-la liberada dos policias Jess volta para casa Ed a deu carona, chegando Tanzie da uma crise nervosa nao queria sair do carro sabia que não teria como ir mais para a escócia e seu sonho de estudar no tal conceituado colégio iria por água a baixo. Ed não se vê em outra opção a não ser ajudar aquela família desajustada levando-os nessa viajem.
A Viagem é super divertida O cão fedorento Norma e os enjoos de Tanzie deixa a aventura muito engraçada, rir a beça com o livro. Nessa viagem louca, As comidas, os puns do cachorro eram muito divertido.
Porem nem tudo e do jeito que agente espera, dessa viagem Tanzie volta com seus sonhos despedaçados, Jess descobre que sempre fora enganada, contudo virando de cabeça pra baixo na vida de Jess, ela descobre o poder do verdadeiro amor e Ed encontra ali uma família. 

"Você é a pessoa Mais positiva que ja conheci, nunca parece ter pena de si mesma. qualquer obstaculo que encontra pela a frente  você simplesmente passa por cima"
O livro além de todo divertimento que encontramos nele, ele retrata também o drama que é vivido na fase da adolescência, O Bulling, crises familiar, e varias outras lições de vida que a personagens Jess trás para os seus filhos e que acabamos trazendo para nossas próprias vidas, que Coisas Boas acontecem com pessoas boas, que tudo pode dar certo é so uma questão de fé e tempo, que temos que pagar pelo os nossos erros, e seguir em frente com a cabeça erguida mesmo com todos os problemas a nossa volta.
O livro realmente me encantou, estou fascinada tanto com a historia como com a escrita da autora,  dá uma reviravolta super legal no final do livro, tudo fica mais prazeroso, e no final com um gostinho de quero mais. Deixo para vocês lerem e se encantar assim como eu.
Se eu indico?? Mil vezes foi um dos melhores que já li, foi o primeiro da autora e espero ler mais dela. tomara que esse vire filme como aconteceu com seu outro livro Como Eu Era Antes De Você. iria amar.

                                                                                                 Por: Nita Santos


.