06/11/2015

Resenha: Jogos Vorazes Suzanne Collins

imagens do google
Editora:  Rocco – Jovens Leitores
Ano: 2011
Páginas: 397
Autora: Suzanne Collins
Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?



Olá pessoal hoje trago um livro bem legal que encantou milhares de leitores pelo o mundo, é o primeiro livro da distopia Jogos Vorazes, Esse livro tem uma leitura tão viciante que você não larga até termina-lo, e foi assim comigo. 
  
      Tudo começa quando com uma guerra no continente Panem onde dividem em 13 distritos e uma capital, porem o décimo terceiro distrito deixara de existir, por  uma rebelião mal sucedida contra a capital ela e massacrada e riscada do mapa, e por conta disso a Capital criou o Jogos Vorazes, Onde cada Distrito a cada ano são sorteado 2 Tributos um feminino e outro masculino de 12 a 18 anos para  a colheita onde lutam até a morte, e apenas 1 de 21 tributos venceria a competição. 
  
  No Distrito 12 vivem Katniss sua mãe e sua irmã Prim, seu pai morrera quando ainda pequenas, sua mãe entrara em depressão, deixando assim Katniss tomando conta da casa, vivia das caças ilegais que fazia com seu amigo Gaile, para não deixar sua irmã morrer de fome, ela era a coisa que Katniss mais amava no mundo, Naquele ano era a primeira colheita de Prim e ambas estavam muito preocupadas com que  iria acontecer. Já posicionadas para o sorteio, e o nome de Prim é sorteado, Katniss em um ato de bravura se auto voluntaria para ir no lugar de Prim lutar  no Jogos Vorazes. 
  
  
Meu espírito. Isso é uma novidade. Não sei exatamente o que significa, mas indica que eu sou uma lutadora. De uma maneira mais ou menos corajosa. Não sou sempre antipática. Tudo bem, Não saio por ai amando todo mundo que encontro pelo caminho, meus sorrisos não aparecem com facilidade, mas me importo com as pessoas. 
  
Katniss vai para os jogos junto com Peeta Mellark, Sua entrada é triunfal, Katniss fica conhecia como a Garota Quente, juntos vão ter que eliminar seus adversários para conseguir sair da arena vivos e terão que lutar entre si até que sobreviva apenas um deles. 
  
 
Esperança é a única coisa mais forte que o medo. Um pouco de esperança é eficaz, muita esperança é perigoso. Faíscas são boas enquanto são contidas. 


Nesse primeiro livro vemos  a desigualdade social ,a pobreza, a falta de amor entre as pessoas, a alegria das pessoas da Capital vendo as outras morrendo a cada segundo, fazendo apostas e ganhando dinheiro a custa da morte dos tributos, Com isso tudo vemos como as pessoas são incessíveis e mesquinhas, O livro é bastante emocionante, há varias  passagens que nos deixam com o coração na mão, vemos como Katniss e guerreira e corajosa, companheira acima de tudo, também há uma leve pitada de romance que deixa o livro mais suspirante. Amei super recomendo e espero em breve ler o segundo livro Em Chamas e trazer pra vocês mais sobre essa linda Distopia que estou amando.






.