10/01/2016

Resenha: Toda a Luz que não podemos ver Anthony Doerr

Ola pessoal a resenha de hoje é sobre o livro publicado pela a editora Intrínseca que eu estava ansiosa para ler, O titulo dele é fascinante e despertar em qualquer leitor uma curiosidade incrível pela a historia. E como também estou participando de um desafio literário esse vai ser o primeiro dos 3 livros que terei que ler durante o mês de Janeiro, o tema Um livro com mais de 500 pag.

Autor: Anthony Doerr
Editora: Intrínseca
Páginas:528
SKOOB 
Sinopse:  Marie-Laure vive em Paris, perto do Museu de História Natural, onde seu pai é o chaveiro responsável por cuidar de milhares de fechaduras. Quando a menina fica cega, aos seis anos, o pai constrói uma maquete em miniatura do bairro onde moram para que ela seja capaz de memorizar os caminhos. Na ocupação nazista em Paris, pai e filha fogem para a cidade de Saint-Malo e levam consigo o que talvez seja o mais valioso tesouro do museu. Em uma região de minas na Alemanha, o órfão Werner cresce com a irmã mais nova, encantado pelo rádio que certo dia encontram em uma pilha de lixo. Com a prática, acaba se tornando especialista no aparelho, talento que lhe vale uma vaga em uma escola nazista e, logo depois, uma missão especial: descobrir a fonte das transmissões de rádio responsáveis pela chegada dos Aliados na Normandia. Cada vez mais consciente dos custos humanos de seu trabalho, o rapaz é enviado então para Saint-Malo, onde seu caminho cruza o de Marie-Laure, enquanto ambos tentam sobreviver à Segunda Guerra Mundial.Uma história arrebatadora contada de forma fascinante. Com incrível habilidade para combinar lirismo e uma observação atenta dos horrores da guerra, o premiado autor Anthony Doerr constrói, em Toda luz que não podemos ver, um tocante romance sobre o que há além do mundo visível.




A historia é intercalada entre presente e passado, e entre personagens principais e secundários, ela acontece na década de 1944 no inicio da segunda guerra mundial.

Maurie-Laure mora com seu pai Daniel Le-Blanc em um apartamento em paris, ficara cega com 7 anos de idade, desde então seu pai construirá uma maquete contendo as principais ruas da cidade inclusiva sua casa que ficava na Rua Valborel n°4, Maurie-laure ficava horas estudando passando os dedo na maquete para saber exatamente onde estava caso tivesse que ir pra rua sozinha. Seu pai era chaveiro Trabalhava em um grande Museu na capital de Paris, Maurie-laure costumava ir para o trabalho com o pai onde fizeram muitos amigos e aprendia bastante com o Dr. Geffard.

Werner Pfenning é Órfão seu pai morrera nas mina em uma explosão, vive em Zollverein na Alemanha com sua irmã e outras crianças sob os cuidados de Frau Hellena, Junto com Jutta vive sonhos e se esforça o máximo para ajudar Frau Hellena a cuidas das outras crianças, Werner desde sempre fora muito inteligente para consertar coisas quebradas, ele é fascinado com rádios desde que conseguiu consertar um que vivia no porão sempre ouvia as transmissões até mesmo ilegais da França.


Aposto que faz as transmissões em uma mansão imensa, tão grande quanto esse distrito inteiro, uma casa com mil quartos e mil criados. 

Abram os Olhos e vejam o máximo que puderem antes que eles se fechem para sempre.
Todo Aniversário de Marie seu pai deixava ao pé de sua cama um livro escrito em Braile e dois Bombons o que era bem raro por causa de sua situação econômica, Daniel fazia de tudo para fazer Marie feliz, dizia nunca abandona-la.

Antes que a Alemanha começaram a bombardear paris o pai de Maurie-laure é chamado pelo o diretor em sua sala dando-o uma missão, carregar consigo a pedra mais valiosa do museu O Mar de Chamas e também a sua maldição, O mar de chamas é um diamante muito valioso que fora amaldiçoado pela deusa do mar, onde quem estiver com a pedra nunca morrera porem as pessoas que você ama vão morrendo aos poucos, Daniel Le-Blanc  nunca acreditou em superstições e sempre dizia.


Não existe Maldição Marie existe falta de sorte.
As Vezes o olho de um furacão é o lugar mais seguro para se estar. 


Werner é convocado para estudar em uma escola em Schulpforta onde somente os melhores garotos da Alemanha estudam, Um pouco mais tarde foi percorrer os países em busca de transmissões ilegais, e abordando transmissores e aptadores.
Maurie sai de Paris e viaja para Saint malo fugindo da guerra, fica hospedada na casa do seu tio-avô junto com madame Manec e seu pai, seu tio é traumatizado com a última guerra que participou, vive trancado no quarto viajando em seu mundo imaginário, leva Marie para o mais diversos lugares e países estando no mesmo lugar.


não é a vida uma espécie de corrupção? Uma criança nasce e o mundo instala-se nela. Usurpando-lhe coisas, atulhando-a de coisas.»

Ao todo o livro contém 13 capítulos ambos cada parte com títulos com pequenas estrofes, com personagens diferentes e datas diferentes, vemos como os personagens vão crescendo ao longo da historia,  como eles vão superando os seus medos e traumas, o poder da superação acima de suas dificuldades, A ambição de um Sargento, a luta pela a sobrevivência, e sonhos sendo interrompidos faz dessa trama uma linda historia cheias de emoções e muita sofrência rsrs

Super indico o livro a historia muito real, ele é tão lindo quanto ao titulo e a capa, e pra quem quer saber qual desafio estou participando é so clicar AQUI  e participar também.
e dou 5 estrelinhas para o livro porque realmente é muitooo lindooo.



.