25/02/2016

Resenha: O sol é para todos Harper Lee

Olá pessoal!! hoje trago a resenha desse livro magnifico que há muito tempo eu estava louca pra ler, mas só agora eu tive a oportunidade, eu o encontrei na biblioteca da minha cidade na versão antiga quando fora publicada pela a editora Circulo das letras, reenlaçado pela a editora José Olympio agora esta em uma capa bem mais interessante.

Título: O Sol é Para Todos
Autor (a): Harper Lee
Editora: José Olympio
Ano: 2015
Páginas: 350
Onde comprar: Saraiva | Submarino
Sinopse: Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça. O sol é para todos, com seu texto forte, melodramático, sutil, cômico (The New Yorker) se tornou um clássico para todas as idades e gerações.



Quando ouvi falar desse livro, Eu imaginei que fosse mais um livro sobre o preconceito e o racismo, e quando li vi mais que isso, O livro não só fala do racismo em si, mas da inocência e da pureza dos olhos de um criança onde o adulto esta bem longe de enxergar.

Scolt ou Jean Louse Finch vive com seu pai Advogado Atticus e seu irmão Jem, em uma pequena cidade no Alabama chamada Maycomb, a historia se passa pelo meados dos anos 30, Scolt com apenas 6 anos e Jem com 9. com a ajuda de uma negra Calpúnia, Atticus cria seus dois filhos pois sua esposa falecera há alguns anos atras. Maycomb é uma cidade onde todo mundo conhece todo mundo suas descendências e seus passados, Uma cidade com pessoas preconceituosas e fofoqueiras, Todo verão Dill um amigo de Scolt e Jem vem passar as ferias na casa de sua tia Rachel, Juntos eles fazem várias traquinagens, inclusive eles tentam descobrir um grande mistério que cerca a casa dos Ridley seu vizinho, Arthur Ridley nunca sai de casa, há varias historias que ele estaria louco e isso gerava curiosidade entre as crianças e os deixava inquietos fazendo com que Boo Radley ou Arthur saísse para fora para eles poderem vê-lo, mas isso nunca acontecia.

Atticus é encarregado de defender um negro Thom Robison, acusado de estuprar Mayella Ewell filha de Bob Ewell uma família onde todos são ignorantes e brutos, vivem de pensão as custas do governo
a maioria da família não frequentava a escola, iam somente no primeiro dia e nunca mais voltava, todos tinham medo da família Ewell por serem violentos e arrogantes.

“Pela própria natureza da profissão, todo advogado enfrenta pelo menos uma vez na vida um caso que o afeta pessoalmente.”
Ao defender Thom a população de Maycomb se revolta contra a família de Atticus por ele defender um negro, Scolt é alvo de piadinhas na escola, e se envolve em brigas para defender seu pai.

“Antes de poder viver com os outros, eu tenho de viver comigo mesmo. A consciência de um indivíduo não deve subordinar-se à lei da maioria.”
Podemos ver com mais clareza o poder desse livro porque é através dos olhos de uma criança que vemos os fatos como eles são, acho que com nenhum adulto narrando iriamos sentir o que a autora queria nos transmitir, vemos como a injustiça afeta uma criança que talvez aos olhos de um adulto passaria despercebido, Scolt na inocência  não entendia o porque dos adultos agirem de tal maneira em pontos tão obvio como era o de Thom Robison.
“Eu queria que você visse o que é realmente coragem, em vez de pensar que coragem é um homem com uma arma na mão. Coragem é quando você sabe que está derrotado antes mesmo de começar, mas começa assim mesmo, e vai até o fim, apesar de tudo. Raramente a gente vence, mas isso pode até acontecer.”
Um dos meus personagens favoritos além de Scolt é seu pai Atticus um homem de meia idade, em um cavalheirismo e integridade que acho que hoje em dia não existem mais, Atticus vive de uma maneira que quer repassar para os seus filhos o valor de um ser humano independente de sua cor e raça, e vemos isso em Scolt e em Jem crianças com uma grande mentalidade que em muitos adultos faltam.

         “Só existe um tipo de gente: gente.”
“As pessoas sensatas não se orgulham de seus dotes naturais.” 

O livro é todo narrado em primeira pessoa por Scolt, Junto com o livro vamos vendo o crescimento dos personagens, o amadurecimento deles com o passar dos anos, a tranquilidade e sabedoria de Atticus é o que ficamos encantadas, o livro é uma verdadeira lição para o ser humano principalmente para os adultos, acho que todo mundo deveria ler esse livro, super indico, Foi triste a noticia que tivemos no dia 19 sobre a morte da autora, já que no final do livro nos deixou com uma grande duvida, e muitos ainda tinham esperança de uma continuação, para saber mais sobre a vida dos personagens depois de tudo, não percam a chance de ler um grande livro leeiam e vocês vão amar.

“Quando crescer, todos os dias você verá brancos ludibriando negros, mas deixe-me dizer uma coisa, e nunca se esqueça disso: sempre que um branco trata um negro desta forma, não importa quem seja ele, o seu grau de riqueza ou a linhagem de sua família, esse homem branco é lixo.”


7 comentários:

  1. Oiii!! Ual! Ouvi fla do livro, mas não tinha me interessado, sua resenha me deixou curiosa pelo seguinte trecho do livro: “Antes de poder viver com os outros, eu tenho de viver comigo mesmo. A consciência de um indivíduo não deve subordinar-se à lei da maioria.” ... Adorei!! Qro ler loguinho!! Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros narrados por crianças, principalmente quando a intenção é mostrar o mundo adulto pela ótica infantil. O resultado geralmente é fascinante.
    O livro parece ser bem interessante, mas não sei se no momento estou na vibe de ler algo assim. De qualquer forma, a trama me lembrou (levemente) À Espera de Um Milagre, do Stephen King, rs.

    Abraço,
    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
  3. Já faz algum tempo que quero ler esse livro, e toda vez que leio uma resenha sobre ele, fico mais encantada ainda, nas acabo passando outras leituras na frente, no entanto a história me chama muito a atenção, e como a autora consegue transmitir uma reflexão ao seus leitores, esse já ta na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  4. Queria muito ler e essa edição nova é linda. A trama é muito boa e tem tanta coisa legal ali, tantas críticas e reflexões...Pensando se leio esse ano. É um livro que vale a pena. Mas acho que tem sim uma continuação...ou será que vi errado? Não foi lançado ano passado um livro dessa autora? Acho que era alguma continuação desse ou com coisas parecidas, sei lá, não prestei muita atenção.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da resenha.
    Porem esse livro, não faz meu gênero literário, a capa é linda e o contexto, pelo que falou parece ,muito bom, mais esse tipo de trama não me chama a atenção, então fica para uma próxima.
    Uma pena a morte da autora.

    ResponderExcluir
  6. Vou ser sincera: não vou ver a resenha; porque pretendo ler ainda esse ano, me parece (pela sinopse) um otimo livro, com assunto que eu adoro ler!

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro faz bastante tempo, e realmente é de tocar o coração, ele tras a tona todo aquele sentimento de infãncia que perdemos ao decorrer dos anos, simplesmente lindoo, espero que todo mundo possa um dia lê-lo porque vale a pena, amei a resenha bjoos.

    ResponderExcluir

.