19/07/2016

COMO LER MAIS (10 DICAS PARA SUA LEITURA FLUIR MELHOR)

Olá Leitores! Como vão? Todo leitor já se pegou no dilema de suas leituras não estarem a fluir tão bem, ou a passar por algum ressaca literária, ou algum desânimo para ler... Pois então, hoje estou a trazer dicas para ler mais! 

01. VEJA O QUE É MELHOR PARA VOCÊ: LER 01 LIVRO OU VÁRIOS AO MESMO TEMPO
Para começar, devemos decidir como nossa leitura vai fluir. Cada leitor tem sua necessidade, e acaba por concentrar-se em um livro por vez ou ter vários focos em livros durante a leitura. 
Cada nível tem seu pró e contra, e a pessoa que está a destinar-se a leitura que deve escolher qual lado vai agir. Ler vários livros ao mesmo tempo, quando começam a acabar um livro, os outros também andam a diluir-se, e temos prazer ao terminar cada leitura, mas, já outros leitores, preferem dedicar-se a um livro por vez, o que pode dar a sensação de mais rápidas leituras... Até eu me habituar, experimentei os dois métodos, e hoje leio vários livros ao mesmo tempo, mas me concentro em terminar um por vez.

02. SEJA INCENTIVADO PELO MEIO AO SEU REDOR
Combine, leia e tente ler livros que outros conhecidos seus estão a ler, seja virtual ou fisicamente, pois após o término da leitura, podes discutir sobre a leitura, tornando o hábito de ler mais prazeroso.

03. MANTENHA UMA WISH LIST
Sim, mantenha uma "lista dos desejos" de seus livros, e escolha os prioritários para poder adquirir, focando-se em seu desejo principal do momento, e escolha o que mais quer para ler, sendo assim, a técnica 04: 

04. USE UM CADERNINHO OU ALGUMA REDE SOCIAL PARA INTERAGIR COM SUAS LEITURAS
Hoje, temos várias redes sociais priorizadas ao leitor, como o Skoob, e selecione os livros que você sente vontade de ler, para evitar perder tempo com livros que podem de desagradar. Sempre acontece de o leitor ter uma experiência desagradável, e eu incentivo a ler livros fora da tua zona de conforto, pois talvez a pessoa goste, mas só tendo uma primeira experiência que o leitor saberá seus gêneros favoritos. 

05. MANTENHA UMA META
Crie um objetivo para ler determinado número de páginas diários, ler "x" livros por mês ou por ano, e faça o possível para seguir essa meta. As vezes acontece de nos desviarmos, mas logo que persistimos, acabamos por voltar ao nosso caminho. 

06. INCENTIVE-SE E TENTE, TENTE E TENTE
A cada livro ou dia de leitura superados, incentive-se com coisas de seu agrado. Um livro novo, quem sabe. Mesmo em momentos onde não conseguimos progredir com as leituras, tente ler mais, mas não comece muitosss livros ao mesmo tempo, senão, depois que sair dessa ressaca literária, podemos nos encrencar

07. LEIA LIVROS RÁPIDOS, E PRESSIONE-SE POR VEZES
Tente ter leituras rápidas, livros leve e/ou finos. Tente se esforçar para ler o máximo possível, e não deixe tudo para acima de uma única hora... Separe certo tempo diário e dedique-se o máximo que puder para ler, e se "aquele livro" não funcionar, passe adiante. 

08. PARTICIPE DE EVENTOS LITERÁRIOS
Maratonas literárias e clubes do livro podem incentivar bastante a sua leitura, além de poder discuti-la. Incentive outras pessoas a lerem com você, assim você pode se divertir com os amigos enquanto lê e viaja dentro de um livro.

09. TENHA SEMPRE UM "PRÓXIMO LIVRO"
Quando acabar um livro, tenha sempre outro a seu alcance, para poder se dedicar e não perder muito tempo escolhendo outro.

10. CONCENTRE-SE 
Cada fase da vida vai ter um gênero mais agradável. Em uma época da sua vida podes gostar de um livro, já em outra podes não ter tanta paciência ao mesmo livro, mas não desmotive-se, sempre tenha um livro à vista.

Antes de eu procurar seguir um cronograma de leitura, eu lia cerca de 27 livros por ano, e, apenas no 1º semestre de 2016, consegui ler 26 livros, e acompanhei meu próprio progresso, lendo até mais rápido e a cada dia evoluindo nas leituras. 

ATÉ A PRÓXIMA, MEF.

.