15/03/2016

Semana de divulgação #2: Curiosidades e Quotes do livro Pérolas da Minha Surdez

Ola Leitores! hoje trago mais informações do livro Perolas da Minha Surdes da Nuccia de Cicco, Um livro de resistência e superação que vai encantar o leitor.





Curiosidades Curiosamente Curiosas Sobre Pérolas da Minha Surdez

- O TEMPO DE PREPARAÇÃO
O livro "Pérolas..." foi idealizado um ano depois que fiquei surda, mas apenas começou a ser efetivamente escrito no final de 2013/início de 2014.

Por que tanto tempo? Sou surda desde 12/06/2007, mas somente alguns anos depois me senti relativamente estável (física e psicologicamente) para discutir a surdez na vida adulta e seus entraves. Enquanto isso, também tentava estabilizar minha carreira profissional na ciência, defendendo o doutorado em Bioquímica. Aí, a casa entrou em reformas, meu pai faleceu, e o livro era a última coisa em que pensava.

Quando tudo entrou nos eixos, muito incentivo, apoio familiar e prazo apertado no curso de publicação e contrato, comecei as pesquisas mais difíceis e finalmente o livro saiu dos neurônios para o notebook.

- DIVULGAÇÃO ANTES DE TUDO!
Em 2014, quando o livro ainda estava no 3º capítulo, fui convidada pelas profs. Roberta Scchiafino e Vivian Rumjanek, do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, UFRJ, para apresentar duas palestras sobre minha surdez e meu livro. Elas foram parte de um curso de graduação em enfermagem.
Em 2015, o Projeto Surdos/UFRJ, onde trabalho, foi convidado pela TV INES e pelo CANAL FUTURA a fazer entrevistas: sobre apoio científico a surdos e sobre mulheres surdas, respectivamente. Em ambos os casos, os canais ficaram interessados no livro e me chamaram para entrevistas pessoais também. Essas entrevistas, bem curtinhas, não tem data prevista para ir ao ar ainda. Mas fé, pessoas! XD

- A PROCURA DA EDITORA
Quando estava fechando o quinto capítulo, um amigo autor e poeta me indicou à editora dele. Dias depois, esta mesma editora me enviou o contrato para apreciação. Enquanto eu avaliava as condições do contrato com esta editora, outras duas entraram em contato comigo: uma leu parte do livro no Wattpad e outra (a atual) é do meu professor do curso de escrita criativa e publicação.

Durante o curso sobre publicação literária, devíamos enviar para o professor uma prévia do livro que queríamos lançar. Ele ficou interessado e acabou escolhendo o livro para ser lançado pela editora dele. Após analisar os três contratos, a wwlivros foi a escolhida.

- A ESCOLHA DA CAPA 
Inicialmente, a capa que eu usava no Wattpad era muito literal: um cordão de pérolas saindo de um ouvido. Descartamos essa e pensamos em outras imagens: balões de diálogos sem nada escrito, foto da autora, um píer numa praia deserta, etc... Nada agradava!

Então, quase desistindo de encontrar alguma imagem representativa bacana, deixei-me ficar longe da internet por dois dias. E quando retornei, iniciei pesquisando imagens nos bancos de imagens gratuitas que tinham como palavras-chave silêncio, solidão e mar. Foi quando encontrei aquela foto do caramujo-da-praia. Uma concha solitária que transmite, ao mesmo tempo, isolamento, tranquilidade e o som escondido no interior. E a cereja desse bolo gostoso é a cor da concha: perolada!

Quotes Do Livro

Não foi possível determinar se perdi a audição por conta
de uma doença ou não. Se fosse, a mais provável seria uma
doença autoimune, em que suas próprias células acham que
seu organismo é um inimigo feroz. Essa

Ergui a cabeça, mandei o ex-noivo à merda, fiz minha
primeira tatuagem (nas costas), coloquei meu primeiro
piercing (no umbigo), passei várias noites em claro, cheia de
dor por ter feito tattoo e piercing ao mesmo tempo, mudei o
penteado do cabelo. Comecei planos novos.

Por causa do ex-noivo, passei a ter desconfiança do caráter
de todo e qualquer homem perto de mim. Ergui um
tipo de muro de pedra ao meu redor, sem me permitir algo
profundo, ou sequer a sombra de relacionamento. Até uma
ida ao supermercado. 

Uma pessoa
que punha força, paixão e delicadeza em um beijo, cujos
olhos transmitiam muito mais sentimentos do que suas
palavras ditas ou escritas, que se encantou com meu jeito
debochado e desbocado, e gostava de ficar horas me olhando,
com ou sem roupa, sem dizer uma palavra sequer. 








3 comentários:

  1. Nossa Nita o livro parece msm bem interessante, deve que foi grande a luta dela para atingir seus objetivos msm sabendo de suas necessidades, quero mto ler :)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nita!!!
    Uau!! Adorei saber que você gostou tanto do livro e achou alguns quotes impactantes!... É uma das minhas partes preferidas no livro, como conheci o 'rapaz do supermercado'... <3
    Obrigada!!!...

    ResponderExcluir
  3. Oii! Gtee gostei dmais! Que história legal! Ah essa capa tbm tá lindona heim! Sucesso pra autora! Qro conferir em breve! Bjs!

    ResponderExcluir

.