23/01/2017

Resenha: Eu Estive Aqui

Povoo do meu coração, deixei vocês na mão por um tempo né :(, mas e por este motivo que voltei!
Estava no último ano do ensino médio,portanto tive que me dedicar mais a ele, sabem né tem o benedito Enem, enfim agora passou e que venha a faculdade!

Para comemorar hoje irei falar de  Eu estive aqui.

Ano: 2015 
Páginas: 240
Idioma: portuguê

                                      Sinopse

Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. 
Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal?

A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos. Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... E de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida.


Neste livro Gayle mantem seu jeito de mostrar o sofrimento das pessoas diante de certas dificuldades da vida, como a perda de alguém, e diversos pontos de vistas das pessoas sobre o ato do suicídio.

"Sinto informar que precisei dar fim à minha própria vida. Estou adiando esta decisão há muito tempo, e ela é minha e de mais ninguém. Sei que isso lhe causará sofrimento, e lamento que seja assim, mas saiba que eu precisava acabar com a minha dor. Não tem nada a ver com você, mas tudo a ver comigo. Não é culpa sua. Meg."

 Quando Cody recebe um e-mail da melhor amiga não acredita que é real, porem logo a noticia se espalha é ela percebe que não se tratava só de uma brincadeira!

Este trama é narrado em primeira pessoas por  Cody, melhor amiga de Meg, jovem de 19 anos que cometeu suicídio após sua ida para a faculdade. Algo que muito me agrada na escrita de Forman é a maneira de como ela é capaz de se fundir às suas personagens e assumir as características delas. Em muitos momentos em Eu Estive Aqui, encontramos uma escrita curta, direta e intensa, extremamente representativa de toda a raiva sentida por Cody, em meios aos seus complexos sentimentos.
A protagonista, que antes precisava lidar com suas frustrações ligadas tanto ao seu crescimento familiar quanto com seus planos de ida à faculdade inatingidos, agora precisa encarar, também, o luto pela amiga, a incompreensão por Meg ter tirado a própria vida, a dor e a culpa por não saber o que pode tê-la levado a essa decisão. Aliás, é interessante, também, como a autora expõe a dualidade entre Meg e Cody através da visão de Cody: como pode uma garota que tudo tinha acabar com a própria vida? Como pode continuar vivendo uma garota que vivia à sombra da outra?
"Sinto a tentação de cheirar os lençóis. Se fizer isso, talvez seja suficiente para apagar tudo. Mas você só consegue prender a respiracão até certo ponto. Em algum momento, terei que soltar o cheiro dela; então, vai ser como aquelas manhãs, em que acordo e me esqueço antes mesmo de lembrar."

 Conforme a história avança, não apenas fui me envolvendo mais com as emoções de Cody, como também fui tomada pela curiosidade, nascida das descobertas da protagonista a cerca do suicídio de Meg. Gayle Forman inseriu uma pitada de suspense em sua obra de forma a deixá-la ainda mais atraente e convidativa.

Me da vontade de matar aquele cara do grupo de suicidas!

AVALIAÇÃO GERAL: 5 estrelas. 


Resultado de imagem para 5 estrelas



Um comentário:

  1. Finally, Ming heavily modified the ETA Peseux 7001 movement to the point where they claim only the gear train and escapement were retained.replica watches Once again working with Manufacture Schwarz-Etienne, Ming remade the plates and bridges in a way that echoes the 19.01. This is a substantial upgrade from the 17.01, which had an enclosed case back and standard Sellita movement.replica watches uk The Ming 7001.M1 movement is finished with black chrome plating on the plates and bridges.

    ResponderExcluir

.