26/01/2016

Resenha A Biblioteca Mágica

Oi gente! No post de hoje venho fazer a resenha e comparação (Português BrasilxPortuguês Europeu) do livro A Biblioteca Mágica.


Edições do Livro: 


Companhia das Letras (1ª Edição, 180 págs)
Editora Seguinte (2ª Edição brasileira, 184 págs)

Editorial Presença (Edição Portuguesa, 168 págs)
RESENHA = Nils e Berit querem manter contato após as férias do "verão" norueguês, e para isso, decidem seguir o conselho de Billie Holiday e manter contato por cartas (sendo enviadas como um livro): o epistolário. Tudo começa com um estranho acontecimento, quando Nils compra o epistolário de Sognefjord e Lilli dos Livros (no fim da resenha vou esclarecer algumas diferenças do nome dela em outras edições) o ajuda a pagar, com uma nota de mil. Berit Boyum e Nils, os narradores do epistolário, discutem por vezes à questão, chegando a conclusões precipitadas de que Lilli/Bibbi é uma "assassina de matadouro", pois veem ela "lambendo os lábios" ao ver pessoas e também sempre com incunábulos (livros publicados entre 1450 e 1550, no primeiro período da impressão). A trama gira ao redor de descobrir quem ela é, após Berit achar uma carta endereçada a Lilli, que diz que sua amiga Siri achou um antiquário em Campo dei Fiori, um colecionador com livros publicados e que serão publicados algum dia, e ele diz a ela que no próximo ano, 1993, ao completar 350 anos do primeiro livro impresso na Noruega, será publicado A Biblioteca Mágica de Lilli dos Livros. Berit e Nils tentam descobrir e criar teorias sobre o que é o livro e achar a "biblioteca" de Lilli, sendo sempre perseguidos pelo "zombeteiro" e pelo seu professor de norueguês e sua esposa. 


OPINIÃO = Gostei bastante do livro, apesar de algumas partes do meio serem (um pouco) lentas... Adorei o final e a verdadeira identidade dos personagens, o modo como os autores
Aqui, a aproveitar o sol de Verão 
Bebemos Coca-colas bem geladas. 
Nils e Berit, nossos nomes são, 
E as férias ainda não estão acabadas. 
Aqui no alto há paz, tranquilidade, 
Não queremos voltar à cidade!"
A Biblioteca Mágica de Lilli dos Livros). Eu conhecia (e havia abandonado) a versão daqui, chamada A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken, e, por vezes, me perguntava se Lilli dos Livros era a famosa Bibbi... Sim! Lilli dos livros e Bibbi são a mesma pessoa, e creio que os protagonistas não tiveram seus nomes modificados, já os outros personagens não sei... A língua e pontuação de Portugal são um pouquinho diferentes, mas mesmo assim recomendo, um livro para aproveitar um bom dia com leituras e treinar o vocabulário.
A única coisa que sei é que há muitos livros que ainda não foram escritos e que as 26 letras do alfabeto têm mais potencial do que a cabeça de todos os homens que existem sobre a face da Terra. Gosto da idéia! E quem sabe se, porventura, neste exato momento, uma misteriosa mulher de vestido vermelho deixa cair uma carta do seu bolso? E uma garota corajosa a apanha e sente que o seu corpo é atravessado por uma estranha e eletrizante sensação? Conheço bem essa sensação. 
Chama-se INSPIRAÇÃO!"


13 comentários:

  1. Gostei da resenha, mas esse livro não faz meu gênero literário, com certeza morreria de tédio nas primeiras 50 páginas, achei interessante o livro ter duas versões, não sei se leria, mas agora com certeza não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro mais infantil, adolescente, mas também acho que adultos iam gostar... 😀

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Matheus, gostei de muito de sua resenha. Você expressou bem sua opinião e foi bom saber que apesar de não ter muitas expectativas o livro te surpreendeu.
    Não sei se eu leria, pois livros assim não costumo ler, mas se surgir uma oportunidade não deixarei ela escapar.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Gosto bastante de livros que mostram literatura de outros países e isso chamou atenção nesse. Não conhecia, achei a trama bem fofa e interessante, a ideia é bem legal. Acho que gostaria de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super recomendo! É bom conhecer literatura de outros países..

      Excluir
  4. Não conhecia o livro, mas fiquei bastante curiosa :)
    Excelente resenha :)

    Adorei o seu blog e já estou a seguir :)

    beijos,
    Daniela RC
    Blogue: Doce Sonhadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! O blog é da Nita, estou gostando muito de postar nele.. Também adorei o seu blog! :D

      Excluir
  5. Já li esse livro e simplesmente amei, a leitura é muito rápida e divertida, cheia de magia e um pouco de suspense, rsrs. Não me lembro muito bem da história, pois li faz tempo, quando peguei na biblioteca da minha cidade. Enfim, sua resenha está ótima. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da resenha, mas confesso que é um tipo de leitura que não me atrai muito não... Quem sabe eu o leia mais pra frente... Abraços...

    ResponderExcluir

.